Papelogravuras

São imagens produzidas a partir de cortes e rasgos no papelão, com algumas interferências de pintura e caneta.

Porque o papelão?

1°Material leve, fácil de cortar, aceita todo tipo de tinta.

2° Baixo custo, pode ser reutilizado.

3°Levantar a questão do valor da obra de arte, que não deve ser vinculada ao material e sim ao conceito e a habilidade artística (processo criação).

O tema escolhido para esta série foi a cidade e as pessoas que utilizam diretamente ou indiretamente o papelão como meio de sobrevivência ou acessório diário.

A desigualdade social surge de forma gritante nas ruas de São Paulo. O que eu faço é reproduzir o que vejo. Gosto de trabalhar com o papelão, da textura, o cortar, o barulho quando rasga, das camadas, mas o pricipal é sua utilidade e versatilidade para atender as necessidades das pessoas menos favorecidas, confesso sentir um tanto constrangido ao pegar uma caixa no chão, parece ridículo mas para mim é um exercício de desapego da prepotência, por ser fruto de uma sociedade consumista e preconceituosa carrego esses estigmas da cidade pose, muitos veem só como papelão, enxergo inumeras possibilidades inclusive como obra de arte.

 

comunidade DSC_0212 IMG00099 mulher pensa-dor menor perfil menor quartopolis menor rodson menor sentidos menor travessia menor

 

Prece

Família

Puxador

Pastor

Auto-despejo

Esta série participou da Tokyo Designers Week 2011 através do Projeto Brazil X Japan Art Project.